<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, março 1



Retratos II - Judeus na Primeira Pessoa:
Daniel Blaufuks












"Sinto, sem dúvida [a influência do judaísmo]. Sobretudo o facto de os meus avós terem sido perseguidos e de terem sido forçados ao exílio. Acho que isso atravessa a maior parte das coisas que faço. O meu trabalho é feito sobretudo através de errâncias e viagens, de uma constante procura e isso vem do Judaísmo. Nunca me esqueço de uma ideia que o meu avô me passou quanto à definição de Judaísmo. Ele disse-me que as crianças judias, quando fazem uma pergunta, recebem sempre uma resposta. Acho que o judaísmo passa muito por aí, pela educação e não tanto pela religião; por uma educação comum."

Daniel Blaufuks, judeu português, nascido em Lisboa (1963). Fragmento de uma entrevista com Diana Ettner. (Via Comunidade Judaica de Lisboa)