<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, novembro 15


Vielen Dank Lutz und מזל טוב!


Há muito que as visitas ao Quase em Português se tornaram para mim obrigatórias. O imprescindível blog de Lutz Brückelmann fez agora um ano. Parabéns Lutz, e obrigado.
De uma forma muito pessoal, gostaria de agradecer especialmente as reflexões que Lutz – um arquitecto alemão que reside em Lisboa – tem feito ao longo deste ano que passou em relação ao Shoá. As suas palavras, imbuídas de uma intensa introspecção e humanidade, tocaram-me e comoveram-me de forma particularmente intensa. Como seria diferente a história dos povos se a generosidade que ele representa tivesse suplantado os ódios irracionais.
Outra das razões que me levam a admirar o Quase em Português é a coragem de Lutz em se expressar numa língua lhe é estrangeira, coisa que faz muitas vezes melhor do que muitos que nela nasceram. Na minha condição de estrangeiro em terra estrangeira, partilho com Lutz inegáveis cumplicidades. Vielen Dank Lutz und מזל טוב!

::Adenda:: Acabei de constatar que hoje faz anos também o blog de André Abrantes Amaral, O Observador. André Amaral merece uma referência especial, entre outras qualidades, pela sua incansável insistência na denúncia das novas encarnações do antisemitismo – um fenómeno que os historiadores classificam como “o mais antigo ódio o mundo”. Obrigado André e muitos parabéns. מזל טוב