<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 19


Mau gosto



Um misterioso spot publicitário de gosto bastante duvidoso começou a circular há dois dias na Internet sem que ninguém assumisse a sua paternidade. Tecnicamente imperfeito (especialmente na montagem), o anúncio mostra um homem de aspecto árabe, envergando um keffiyeh palestiniano, conduzindo um carro pelas ruas de uma cidade não identificada. Subitamente, o carro pára frente a uma esplanada e o condutor carrega no detonador de um colete-bomba. Mas a explosão é contida pelo carro. O slogan é a pièce de résistance: “Polo. Small but tough.”
Aparentemente, tudo fazia crer que se tratava de um anúncio televisivo para o Volkswagen Polo, mas a Volkswagen negou determinantemente que o tivesse autorizado. Afinal o anúncio não passou de uma brincadeira de uma agência de publicidade, a Leeanddan, um “spec ad” destinado a mostrar o "humor de risco" de que são capazes.
O “anúncio” pode ser visto aqui: VW-20-B2, ainda disponível no site da Leeanddan, ou em alternativa através deste link: VW Suicide Bomber.
Ao ver o pequeno vídeo (tomei conhecimento da história via Jewlicious e depois no MuseumOfHoaxes.com), lembrei-me de ter lido comentários em vários blogs sobre o aparecimento de piadas idiotas sobre a catástrofe do sudoeste asiático. Lembrei-me particularmente de um post brilhante de José Luís Peixoto intitulado Engraçadinhos Sem Graça. Escreveu ele: “É o luxo daqueles que imaginam que o seu pequeno mundo nunca será destruído. É a ignorância daqueles que nunca perderam ninguém, que acreditam que nunca irão perder ninguém e que vêem o mundo como uma brincadeirinha, um jogo de playstation, uma elaboração teórica que nunca os afectará. É a total falta de empatia em relação ao sofrimento dos outros – uma das principais marcas psicológicas dos psicopatas.” E isto vale para todos os sofrimentos do mundo.