<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 27

Génesis: No Início...Três Meses
Faz hoje precisamente 3 meses que a Rua da Judiaria nasceu na blogosfera. O parto de 27 de Outubro de 2003 foi complicado, confesso; era o resultado de meses de gestação e contemplações, decisões e rescisões, avanços e recuos. As minhas dúvidas iniciais eram básicas: Que poderia eu fazer com um blog? Que ganhariam os outros em ler as minhas prosas? A tudo isto se juntava uma natural desconfiança do próprio “meio blogosférico” que, admito, conhecia apenas de raspão. O preconceito tinha muito a ver com a minha formação de jornalista feito na tarimba pura e dura das redacções. Mas, aos poucos, a rigidez dogmática foi cedendo. Aprendi que os blogs podem ser muito mais que meros diários íntimos, simples listagens cronológicas de iras quotidianas ou repositórios de acusações aleatórias.
O processo que acabaria por gerar a Rua da Judiaria foi feito aos poucos, ao longo de meses, com etapas sucessivas que acabariam por alterar por completo a minha mal formada opinião inicial. A culpa aqui foi das leituras regulares de blogs notáveis que fizeram cair as minhas “defesas”. Descobertos clique após clique, os mestres desta minha conversão redentora à blogosfera foram o Aviz, o Miniscente, o Abrupto, o BdE - Blogue de Esquerda (ainda na sua anterior encarnação), o Almocreve das Petas, o Barnabé... a lista poderia prosseguir, encadeada com todas as suas inconsistências e contradições aparentes.
Hoje, precisamente 90 dias depois de ter começado, a Rua da Judiaria teve já mais de 14 mil visitas – gente que aqui chega vinda de todo o mundo: de Portugal ao Brasil, da Escandinávia à Nova Zelândia, do Canadá a Timor Leste. Gente que lê e escreve emails e comenta e pede ajuda e procura raízes.
Continuo sem saber se estou à altura desta tarefa. Se serei capaz de ajudar a derrubar preconceitos estupidificantes. De desenterrar memórias do nosso património colectivo, apagadas da nossa História oficial há cinco séculos.
Neste modesto balanço não posso deixar passar em claro um agradecimento profundo, não só aqueles que por aqui vão passado, mas também aos blogs que têm citado e elogiado a Rua da Judiaria. Obrigado.